Top
Lei de Moore completa 40 anos, mas fim está perto
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Lei de Moore completa 40 anos, mas fim está perto
Terça-feira, 19 de abril de 2005 - 10h12
SÃO PAULO - Nesta terça-feira (19) faz 40 anos que Gordon Moore, co-fundador da Intel, publicou seu artigo onde previa que a quantidade de transistores e o poder dos processadores iriam dobrar a cada dois anos.
A Lei de Moore se comprovou e continua se mostrando válida até hoje, mas o próprio autor acredita que ela não dure mais do que 10 ou 20 anos a partir de agora. O motivo seria que a miniaturização estaria chegando ao seu limite. A dissipação de calor também estaria se tornando um problema crítico.
Isso não quer dizer os avanços vão diminuir. A indústria tem encontrado seu caminho, a exemplo da própria Intel. A empresa mudou seu foco para o desenvolvimento de processadores de núcleo duplo, em vez de investir em processadores únicos cada vez mais rápidos. A AMD segue o mesmo rumo. A Apple, que está utilizando chips da IBM em sua linha G5, segue investindo em desktops bi-processados.
Mas a previsão que mais surpreendeu o próprio Moore por ter se tornado extremamente real foi a de que o avanço dos semicondutores tornaria possível a existência de computadores nas casas das pessoas. Na década de 1960, ninguém levava essa possibilidade muito a sério. E deu no que deu.
Para ler em formato PDF o artigo original de Moore, publicado na revista Eletronics de 19 de abril de 1965, clique aqui.
Carlos Chernij, do Plantão INFO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário