Top
EXEMPLO DE ENGENHARIA SOCIAL
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Eu, John Paul, quero obter informações de uma determinada empresa ABC. Logo, vou atrás do telefone da empresa, para um primeiro contato."
"Disco o número e espero o atendimento."
"Empresa ABC, Telefonista Juliet, bom dia, em que posso lhe ajudar?"
"Bom dia, quem fala?"
"Juliet, em que posso lhe ajudar?"
"Olá Juliet, tudo bem? Aqui quem fala é John Paul. Sou estudante universitário de jornalismo e estou tentando escrever um artigo para a universidade. Caso eu consiga um bom artigo, ele será publicado na revista Gosminha Eletrônica, dedicada totalmente à tecnologia. Estive pesquisando sobre algumas empresas, e a que mais me agradou, foi a ABC."
"Sim…mas, como eu poderia lhe ajudar?"
"Bom…sei que você deve ouvir isso todo dia, mas, sua voz é linda…"
"Obrigada senhor."
"Continuando, eu precisaria falar com os gerentes de TI para marcar uma entrevista. Se possível, eu gostaria do telefone deles."
"Desculpe senhor, mas não posso fornecer essa informação."
"Mas Juliet, você já teve algum artigo publicado em alguma revista? É de extrema importância para mim. Poderia abrir várias portas para universidades fora do país. Não se preocupe, não contarei que foi você quem me passou."
Neste momento, podem existir duas reações. A Juliet pode continuar rígida em sua resposta, no qual o melhor a fazer é ligar em outra hora, tentar falar com outra pessoa, ou a Juliet pode cooperar.
"Tudo bem, vou passar, mas não conte que fui eu. Vai anotar? Gerente de TI_1 9999-9999, Gerente de TI_2 9999-9998, Gerente de TI_3 9999-9997…"
"Muito obrigado Juliet, pode confiar em mim, não contarei para ninguém."
Não é recomendável ligar logo em seguida. Espere algumas horas. Quando ligar, tenha em mente as perguntas já pré-definidas para uma ação efetiva.
"Empresa ABC, Telefonista Dyana, boa tarde, em que posso lhe ajudar?"
"Olá Dyana, tudo bom?? Aqui quem fala é John Lupus, colunista da revista Gosminha Eletrônica, eu gostaria de falar com Gerente de TI_1 para marcar uma entrevista para um artigo."
Aqui, vamos supor duas respostas.
1 - " Desculpe senhor, mas ele está em horário de almoço."
1.1 - "Hmm…existe mais alguém que poderia me atender em relação a isso, alguém que responda pelo Gerente de TI_1?"
"Sim, mas os funcionários do CPD saem as 12:30 e só retornam ás 14:30″
"Tudo bem, eu ligo mais tarde, obrigado Dyana."
Aqui você consegue obter uma informação extremamente valiosa. Caso você vá fazer qualquer invasão, já sabe que não tem ninguém no CPD (salvo falta de sorte) todos os dias entre 12:30 e 14:30.
2 - "Tudo bem, vou transferir a ligação…"
"Gerente de TI_01″
"Olá! Aqui quem fala é John, colunista da revista gosminha eletrônica, gostaria de estar marcando com o senhor um horário para uma entrevista que será publicada na nossa revista."
Supondo que ele não faria perguntas.
"Tudo bem, para mim, acho que ficaria bom no dia 30 de Fevereiro."
"Ok, está agendado então, às 9 pode ser?"
"Sim. Para mim está ótimo."
"Vejo o senhor no dia 30 de fevereiro, às 9. Obrigado e tenha uma boa tarde."
"Boa tarde."
Entrevista marcada, agora depende apenas de você.
Com este exemplo, você consegue uma grande base de informação. Basta você saber gerir com inteligência
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário