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Prompt "Matador" para o Chat GPT

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 Mais uma dica GPT CHAT Às vezes você não tem paciência para escrever um prompt "matador", onde você pergunta à IA de uma forma mais completa. O prompt abaixo é um gerador de prompt, você terá que colar o texto em uma nova janela, ele solicitará sua entrada, o resultado você terá que colar em um novo prompt. Além do prompt, ele vai criticar o que você escreveu, acrescentando 3 perguntas que você acha que vão contribuir para o resultado final. ========================================================== Copie o texto abaixo em uma nova janela do Chat GPT ========================================================== Você é um especialista em Criação de Prompt. Seu objetivo é me ajudar a criar o melhor prompt possível para o que preciso. O prompt que você fornecer deve ser escrito a partir da minha perspectiva (usuário), fazendo a solicitação ao ChatGPT. Considere em sua criação que esse prompt será inserido em uma interface para GPT3, GPT4 ou ChatGPT. Esse será o processo: 1. Você i...

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento

Atualmente, em um mercado competitivo, as empresas buscam a todo tempo, maneiras de sobreviver a este cenário mercadológico como também de se diferenciar em seus serviços e/ou produtos oferecidos. Passam então, a articular novas propostas de gestão, dentre elas a gestão do conhecimento e a gestão da informação.

 

O conceito de gestão de conhecimento e de gestão da informação é visto sob óticas diferenciadas, como podemos observar nas colocações dos autores a seguir.

Segundo Davenport (1998), a gestão do conhecimento pode ser vista como uma série de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Para Alvarenga Neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento. Na concepção do autor, as empresas não gerenciam o conhecimento; este se encontra incorporado em cada pessoa e na fronteira periférica existente entre as mentes de várias pessoas que atuam dentro de uma mesma organização. O que as empresas fazem é gerenciar as condições ambientais necessárias à criação e troca de conhecimento novo, favorecendo o processo de inovação, necessário à sua sustentabilidade. A idéia de que não se gerencia o conhecimento na concepção estrita da palavra se aproxima da visão de Albrecht (2004), quando diz que o conhecimento não deve ser disciplinado. Aqui, toma-se emprestada a opinião de Von Krogh; Ichijo; Nonaka (2001), quando dizem que não se gerencia conhecimento, apenas capacita-se para o conhecimento, facilitando-se os relacionamentos, as conversas e o compartilhamento do conhecimento localizado em toda a organização, independentemente de suas fronteiras geográficas e culturais.

 

Em relação à gestão da informação, conforme defende Alvarenga Neto (2005), ela é considerada como um dos componentes da gestão do conhecimento. Para o autor, a gestão da informação deve ser vista como o ponto de partida para qualquer iniciativa relativa à gestão do conhecimento. No entanto, ela não tem a preocupação com a criação, uso e compartilhamento de conhecimentos, o que faz a gestão do conhecimento ir muito além da gestão da informação.

 

Não se nega que a gestão da informação é apontada como uma ferramenta essencial à gestão do conhecimento. As empresas, sem dúvida, podem ser mais inteligentes promovendo o entendimento do seu business entre todos os empregados, fazendo a informação “girar”. Mas, para tanto, precisam transformar seus dados em informação e depois em inteligência ou conhecimento, conforme processo a seguir.

 

DADO: reflete as operações diárias da organização; são “brutos”.

 

INFORMAÇÃO: são os dados processados e consolidados.

 

INTELIGÊNCIA OU CONHECIMENTO: entendimento dos dados processados.

 

Entretanto, para que a gestão do conhecimento seja considerada um marco estratégico, torna-se necessário investir na geração e disseminação do conhecimento por meio de pesquisas, estudos, artigos, palestras e aulas, que tornam uma instituição reconhecida como geradora de conhecimento próprio. Desta maneira, a instituição estaria trabalhando de forma proativa, dinâmica e engajada ao objetivo – Gestão do Conhecimento.

 

Alguns pontos podem ser considerados no intuito de reconhecer se uma instituição tem mesmo uma gestão voltada para o conhecimento. São eles:

 estabelecimento de uma visão estratégica para o uso da informaçãoP e do conhecimento;

 aquisição, criação e transferência de conhecimentosP tácitos e explícitos;

 promoção da criatividade, da inovação, daP aprendizagem e educação contínua;

 promoção de um contexto organizacionalP adequado.

 

Apoiando nas idéias de Carvalho e Tavares (2001:62), “para implementar um estado de gestão do conhecimento uma organização precisa:

P saber identificar e disseminar o conhecimento já existente, o seu capital intelectual;

 saber utilizar esse conhecimento já existente, aplicando-o comP eficácia em seu negócio;

 saber estimular a produção de novosP conhecimentos;

 saber identificar o momento em que os novos conhecimentosP são produzidos;

 saber utilizar o novo conhecimento, direcionando-o para oP seu negócio, tornando-o essencial para o mesmo”.

 

Alvarenga Neto (2005) propõe que a GC deve ser compreendida como:

O conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis, com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais e maximização da competitividade (ALVARENGA NETO, 2005:18).

 

Neste sentido, vale ressaltar a importância do benchmark em instituições que já têm a excelência da gestão do conhecimento, considerando que as informações levantadas poderão vir a ser excelentes instrumentos de comparação, além de efervescente fonte de novas idéias. Desta forma, espera-se a proximidade de boa parte dos movimentos e dos ambientes nos quais se produzem a criação, a retenção, o compartilhamento e a disseminação dos conhecimentos, movimentos estes que dão suporte à implementação de um estado de gestão do conhecimento na organização.

 

 

Fonte: http://www.abtd.com.br/artigos2.asp?lay=&id=22&idtexto=151

 

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