Top

Prompt "Matador" para o Chat GPT

Imagem
 Mais uma dica GPT CHAT Às vezes você não tem paciência para escrever um prompt "matador", onde você pergunta à IA de uma forma mais completa. O prompt abaixo é um gerador de prompt, você terá que colar o texto em uma nova janela, ele solicitará sua entrada, o resultado você terá que colar em um novo prompt. Além do prompt, ele vai criticar o que você escreveu, acrescentando 3 perguntas que você acha que vão contribuir para o resultado final. ========================================================== Copie o texto abaixo em uma nova janela do Chat GPT ========================================================== Você é um especialista em Criação de Prompt. Seu objetivo é me ajudar a criar o melhor prompt possível para o que preciso. O prompt que você fornecer deve ser escrito a partir da minha perspectiva (usuário), fazendo a solicitação ao ChatGPT. Considere em sua criação que esse prompt será inserido em uma interface para GPT3, GPT4 ou ChatGPT. Esse será o processo: 1. Você i...

Treinar ou não treinar, eis a questão?

Treinar ou não treinar, eis a questão?

Treinar ou aperfeiçoar a performance humana? Pense bem, pois se trata de uma questão em que a ordem dos fatores altera o produto. Recomendo, contudo, que a reflexão respeite a seguinte hierarquia de interesses: clientes, acionistas, organizações, gerentes e dos próprios treinandos.

Imagino que o óbvio se imponha, ou seja, o propósito é satisfazer clientes, obter o retorno sobre investimentos, fortalecer a competitividade organizacional, incrementar a eficácia gerencial, otimizar o talento e a performance humana.

Sendo assim, espero que meus críticos concordem que, sob a ótica do investimento, é irrelevante apurar, no final de um curso, se o treinando gostou do curso; se acha que aprendeu; se pretende aplicar; etc. Com todo o respeito à opinião alheia, a informação que carecemos está relacionada ao impacto do treinamento sobre o desempenho humano e organizacional.

Para que possamos falar em retorno sobre o investimento, o treinamento deve ser avaliado em termos de transferência da aprendizagem, aplicação dos conhecimentos e habilidades e melhoria dos resultados.

Infelizmente o “sorria, por favor” típico da avaliação de reação, continua sendo a métrica mais usada nos treinamentos, notadamente nos de natureza comportamental. E para coroar os desacertos, T&D é o único sistema pedagógico no mundo em que o educando (leigo) raramente é avaliado e o educador (especialista) é sempre avaliado pelo treinando.

Qual a lógica? Só Deus sabe!

O treinamento deve ser uma atividade de resolução de problemas e de aperfeiçoamento da performance. O que realmente importa para os clientes, acionistas, organização e treinandos é que ele ajude a fornecer melhores produtos, serviços, eficiência na execução do trabalho e RESULTADOS. Aliás, se existissem pílulas de conhecimentos, competências, habilidades ou atitudes para a Organização daria no mesmo.

Portanto, antes de optar pelo treinamento, a pergunta que deve ser feita é “por que tal indivíduo ou grupo precisa ser treinado?”. E a única resposta plausível está em alguma brecha entre a performance ou comportamento atual e a performance ou comportamento desejados. Ou seja, a opção pelo treinamento deve ser justificada por evidências concretas e específicas, observáveis, comprováveis e mensuráveis que indiquem que o problema se deve à falta de conhecimentos, habilidades, competências e comportamentos.

Definido o público (quem apresenta as carências), cabe decidir o método de treinamento: on the job; presencial; à distância; coaching; estágio; rotação de funções etc. Definido o método, devemos fixar os objetivos de aprendizagem (o que o educando será capaz de fazer ao final do programa que ele não seja capaz de fazer hoje) e os objetivos de performance (novos comportamentos e métricas a serem refletidos no ambiente de trabalho após o treinamento).

Essa abordagem contrasta com os usos e costumes atuais em que as decisões sobre treinamento são baseadas em sintomas (geralmente palpites, opiniões dos superiores ou lendas organizacionais) e não em indicadores mensuráveis de necessidades.

Outra peça chave no Treinamento Focado em Resultados é o Contrato de Aprendizagem que estabelece:

1.Como o treinando irá contribuir para o sucesso do treinamento e dos resultados
posteriores ao curso;

2.De que forma o gerente deverá agir para assegurar que o treinando aplique os
conhecimentos adquiridos e que as melhorias comportamentais e de
performance se consolidem;

3.Como RH contribui para o sucesso de treinamento e dos resultados posteriores;

4.De que forma as partes (treinando, gestores e RH) devem monitorar o impacto
tangível e intangível nos dias e meses que sucedem ao treinamento,
comparando os novos indicadores com os indicadores prévios e aperfeiçoando
sistematicamente os resultados.

Afinal, a performance humana é afetada tanto por causas individuais como por fatores ambientais e situacionais (qualidade e quantidade de recursos, métodos de trabalho, estilo gerencial, informação etc.). Sendo assim, nem todos os problemas de performance podem ser equacionados via treinamento e, mesmo quando isso é possível, medidas complementares e de reforço são necessárias no day affter.

A abordagem sistêmica é a essência do modelo de treinamento focado em resultados e a maior garantia de que ele deixe de ser custo e se transforme em investimento. Então, só treine: (a) quem precisa ser treinado; (b) quando as causas do baixo do desempenho forem conhecidas e pertinentes ao domínio do treinamento; (c) quando novos conhecimentos e habilidades permitam incrementar a performance humana; (d) os resultados podem ser mensurados; (e) se os superiores se envolverem ativamente no processo antes, durante e após o treinamento.

Eugen Pfister, consultor, educador, especialista em liderança, performance humana e organizacional. E-mail: epfister@terra.com.br

 

Fonte: http://www.abtd.com.br/artigos2.asp?lay=&id=28&idtexto=157

 

A informação contida neste e-mail e os ficheiros anexos são confidenciais e deverão ser lidos única e exclusivamente pelo indivíduo ou entidade a quem são dirigidos. Se recebeu esta comunicação por erro, por favor, informe de imediato o remetente e apague a mensagem e os ficheiros anexos sem os ler, copiar, gravar, distribuir ou divulgar ou fazer qualquer outro uso da informação sem o consentimento da Cimpor. O correio electrónico via Internet não permite assegurar a confidencialidade ou a correcta recepção das mensagens, pelo que a Cimpor não assume qualquer responsabilidade por possíveis danos causados.

The information contained in this communication is confidential, may be privileged and is intended for the exclusive use of the above named addressee. If you receive this communication in error, please notify the sender immediately and delete it, and all its attached documents. If you are not the intended recipient, you are expressly prohibited from reading, copying, distributing, disseminating or, in any other way, using any of the information without the Cimpor consent. Please note that Internet e-mail guarantees neither the confidentiality nor the proper receipt of the message sent, so that Cimpor shall not be liable for any damages caused.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERP Microsoft X SAP

Censura no Brasil (Só aqui mesmo!)

Gestão De Conflitos